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Neste tutorial vamos mostrar como criar e gerenciar as TAGs. Você deve estar se perguntando ” o que é tags do produto ” ? TAG é uma palavra-chave ou termo associado com uma informação que o descreve e permite uma classificação. Parecido com a função do famoso hashtag utilizado nas redes sociais.

1- No menu esquerdo do painel procure por “Produtos” , clique em “TAGs“.

menu esquerdo

2- Surgirá no canto esquerdo da tela campos para preencher caso queira criar uma nova TAG.
Nome – onde define o nome da tag, que será exibida no site.
Slug – é um nome amigável para a URL, se não preencher, automaticamente é colocado o mesmo texto do campo nome em letras minúsculas.
Descrição – não é comumente utilizada, não está em destaque por padrão, entretanto alguns temas podem mostrá-la.

Para finalizar clique em “Adicionar nova tag“.

Adicionar nova tag

Abaixo uma demonstração de descrição de tag sendo utilizada. Quando o usuário clicar sobre a tag, será redirecionado para a página com todos os produtos vinculados a ela e na parte superior será exibida a descrição.

descrição de tag sendo exibida

No canto direito da tela, são exibidas todas as tags criadas, para encontrar mais facilmente alguma, digite o nome no campo pesquisar e clique em “Pesquisar tags“. No canto direito de cada tag são exibidos os ID e CONTAGEM.
ID – número identificador, cada tag tem um.
CONTAGEM – quantidade de itens vinculados à ela na loja.

gerenciar tags

3- Ao passar o mouse o nome da tag, surge as seguintes opções:
Editar – permite editar todos os campos da tag
Edição rápida – permite editar de forma rápida o nome e slug da tag
Excluir – excluí a tag. Obs.: os itens vinculados a ela continuarão existindo.
Ver – permite ver a página da tag com todos os itens vinculados a ela.

editar e excluir tag

4- É possível excluir várias tags de uma única vez, basta selecionar todas que desejar, e clicar em “Excluir” , depois em “Aplicar“.

excluir tags em massa

5- Para finalizar o cadastro de tags ( adicionar informações de SEO), basta clicar em “Editar” ao passar o mouse sobre a tag. Para editar os campos de Nome, Slug e descrição, basta digitar no campo correspondente. Veja que no campo descrição, possui opções de formatação de texto.

campos da tag

6- Logo abaixo, preencha os campos do Yoast Seo. Para saber mais sobre estratégias de Seo clique aqui. Preencha os campos:
Frase-chave de foco – é o termo de pesquisa que você deseja que sua página classifique nos resultados de pesquisa orgânica.
É importante que estas palavras se repitam em vários locais, por exemplo, no título, na descrição e na meta-descrição. Assim sua página (tag) terá melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.
Meta-descrição – Neste campo você poderá colocar uma breve descrição do produto ou frases que tornem mais atraente para o usuário clicar. É importante colocar aqui as palavras-chave utilizadas. Esta meta-descrição é utilizada pelos mecanismos de busca, e exibida para o usuário. Para editar clique em “Editar amostra“.  

Anaálise SEO

7- Ao clicar em “Editar amostra“, são exibidos os campos:
Slug – nome amigável para URL, já é adicionado por padrão o título, mas pode ser alterado, basta digitar no campo.
Meta-descrição – a medida que digita, aparece uma barra verde ou laranja indicando se está dentro do tamanho ideal de caracteres. O tamanho máximo é 163 caracteres.

O Yoast Seo também exibe a tag como ficará na página de busca, veja abaixo.
Poderá alterar também o Título da página, separador e Título do site. É importante conter no título da página a frase-chave.

editar campos de SEO

A análise do SEO mostra a pontuação por cores, se estiver verde, está boa, se estiver laranja, está intermediária e vermelha indica que precisa melhorar. Para ver quais pontos precisa melhorar, basta clicar na seta ao lado de Análise de SEO.

Se necessário poderá adicionar também outras frase-chaves relacionadas.

Análise SEO

Ao finalizar as alterações, lembre-se sempre de clicar em “Atualizar” no final da página.

Após criar as tags, basta ir no produto/post desejado e vincular ele a tag.