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Taxa de conversão é o total de acessos da loja virtual divido pelo total de pedidos. Essa é uma das métricas mais importantes de uma loja virtual e deve ser acompanhada periodicamente, afinal, se a taxa de conversão de pedidos reduzir, será momento de reavaliar todas as ações, produtos, concorrência, entre outros fatores para diagnosticar a origem da queda nas vendas. E sempre trabalhar buscando mais soluções para positivar cada vez mais os resultados. Neste artigo vamos abordar sobre a taxa de conversão em pedidos de uma loja virtual, ou seja, quando o cliente passa por todas as etapas e conclui o pedido realizando o pagamento.

Como calcular a Taxa de Conversão da Loja Virtual

Suponhamos que a loja virtual tenha recebido em um determinado mês 30.000 acessos e 300 pedidos. Neste caso a taxa de conversão da loja virtual foi de 1%. Para encontrar este dado basta dividir o total de pedidos pelo total de acessos, veja:

Taxa de conversão = (300 pedidos / 30.000 acessos) * 100
Taxa de conversão = 0,01 * 100 (multiplicamos o resultado por 100 para encontrar o percentual )
Taxa de conversão = 1%

É possível encontrar o total de acessos da loja virtual acessando a ferramenta Google Analytics e realizando o filtro pelo período desejado.

Taxa de conversão ideal para uma Loja Virtual

No Brasil as lojas virtuais possuem uma média de conversão de 1,5%. Este pode até ser um parâmetro para as lojas virtuais que ainda não possuem histórico de pedidos e acessos, porém, a taxa de conversão vai variar muito de uma loja virtual para outra, pois, são muitas as variáveis que influenciam na decisão de compra dos clientes, como segmento de atuação, tipo de produto, força da marca, etc.

Um exemplo é caso de lojas virtuais que trabalham com um produto muito exclusivo que atende um público de nicho, neste caso a loja tende a ter uma taxa de conversão bem acima da média devido o seu produto possuir uma exclusividade. Já o caso de uma loja que atua em um segmento mais concorrido, possivelmente poderá operar com uma taxa de conversão próximo à média nacional.

Como aumentar a taxa de conversão da loja virtual

Nós orientamos três passos para aumentar a taxa de conversão:

  • Atração: As pessoas encontrarão a loja virtual de alguma forma na internet, seja por buscadores, links patrocinados, redes sociais, entre outros. Atrair o público correto para o produto é fundamental para conversão em vendas, caso contrário as pessoas acessarão, mas abandonarão a loja virtual, gerando o que chamamos de “taxa de rejeição”. Desta forma, naturalmente a taxa de conversão da loja virtual será baixa.
  • Conversão: Este é o momento quando o pedido ocorre, para isso existem algumas variáveis básicas que influenciam na decisão do cliente, como por exemplo, a qualidade do conteúdo dos produtos (fotos, textos, vídeos, avaliações, etc), velocidade de carregamento da loja virtual, preço do frete, disponibilidade do estoque e até facilidade do carrinho de compras.
  • Retenção: Vender para um cliente é mais barato que para um novo cliente. Por isso é muito importante manter relacionamento com os clientes que já compraram em algum momento enviando e-mail marketing, realizando campanhas nas redes sociais para os seguidores, telemarketing, entre outras estratégias. Neste caso existe uma grande possibilidade de receber mais pedidos de menos visitas, ou seja, aumentar a taxa de conversão.