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As categorias da loja virtual devem ser otimizadas para receber acesso orgânico e realizar vendas. Para isso é necessário escolher as palavras chave corretas e depois aplicá-las nos cadastros das categorias e subcategorias. Para facilitar o entendimento, primeiro veja como uma categoria é encontrada no Google:

Exemplo pesquisa no Google

Meta título

O título em azul escuro “Churrasqueiras portáteis a carvão em aço inox | Panelas & Cia” é o meta título da página que foi encontrada. É um título definido exclusivamente para ser exibido nas buscas do Google. Ele deve conter no máximo 60 caracteres, caso exceda esta quantidade o Google poderá cortar o título adicionando “…” ao final do mesmo.

Perceba que no final do meta título existe o nome da loja virtual “ | Panelas & Cia“, em todas as páginas a plataforma adicionará este termo automaticamente. Sendo assim, ao definir um meta título considere os caracteres que serão ocupados pelo nome da loja. Exemplo: Se o nome da loja possui 15 caracteres, o seu título deverá ser escrito com no máximo 45 caracteres.

É fundamental realizar um processo de pesquisa de palavras chave para definir o meta título de cada uma das páginas da loja virtual (home, categorias, subcategorias, produtos, etc), pois, ele é um dos principais responsáveis para que a página seja encontrada nas buscas do Google. O meta título deve ser exclusivo para cada página e não pode se repetir, caso contrário o Google vai considerar como sendo conteúdo duplicado e isso poderá prejudicar o trabalho de otimização.

URL Amigável

URL amigável no exemplo utilizado é o link da página, porém, com um formato que trabalha utilizando palavras chave ao invés de códigos. Veja um exemplo de URL amigável e não amigável:

– Correto: https://www.lojavirtual.com.br/pecas-para-carros-antigos.html
– Incorreto: https://www.lojavirtual.com.br/page.php?id=4657&category=5

Perceba que ao ler a URL amigável é possível identificar que você vai acessar uma página que contém peças para carros antigos. Já a URL incorreta, como possui muitos códigos não é possível identificar o conteúdo que será acessado.

Sempre que for cadastrar uma categoria, produto ou página na plataforma, será necessário preencher o campo URL amigável. É importante preencher aplicando na URL palavras chave que possibilitem o cliente e o Google identificar o conteúdo que será acessado, atentando à alguns aspectos técnicos:

  • É ideal que a URL tenha entre 50 e 60 caracteres;
  • Não pode conter caracteres especiais e acentuações (ç, @, ~, ^, ], entre outros);
  • Não pode conter espaço, neste caso utilize hífen;
  • Ao preencher a URL na plataforma não finalize preenchendo “.html” ou “.htm”, pois, a plataforma se encarregará de formatar adequadamente a finalização da URL.

Meta descrição

Meta descrição é um texto com até 160 caracteres onde é possível apresentar com maior riqueza de detalhes o conteúdo da página e motivar o cliente a acessar a mesma. No exemplo que utilizamos é o texto em cinza claro que inicia como “Reunir a família e os amigos…”. Cada página deve ter uma meta descrição exclusiva. Este texto não é exibido na página da loja virtual quando o cliente acessa, ele é cadastrado exclusivamente para ser exibido no Google.

Descrição da página

Este texto é exibido para o cliente ao acessar a página de uma categoria ou subcategoria. Veja um exemplo:

Exemplo de descrição da página

Neste caso foi elaborada uma descrição para categoria de Roupas Femininas. Este texto deve conter no mínimo 300 caracteres e também deve explorar as palavras chave da categoria. É interessante elaborar este texto para cada categoria e subcategoria da loja virtual, pois assim vai reforçar ainda mais as palavras chave escolhidas e ajudará nos acessos orgânicos. Deixe em negrito (de forma moderada) as palavras chave, pois ajudará nas buscas pelo Google.

Dicas extras

Dica 01: Um ponto muito importante para que as categorias sejam bem posicionadas no Google é a ordenação dos produtos nas mesmas. Os produtos mais buscados devem ficar no início da listagem e os sem estoque no final. Desta forma vai facilitar para os clientes navegarem e encontrar os produtos desejados, pois, caso os clientes encontrem as páginas no Google, acessem e abandonem a mesma rapidamente vai gerar taxa de rejeição, prejudicando o posicionamento no Google.

Dica 02: Deixe bem configurado os atributos que ficarão disponíveis para buscas, facilitando para os clientes encontrarem os produtos pelas características dos mesmos.

Resumo

  • Toda página deve conter um meta título, meta descrição e URL amigável exclusivas;
  • Faça uma pesquisa para definir as palavras chave de cada página, este processo será fundamental para o sucesso do SEO;
  • Elabore uma descrição exclusiva para cada categoria e subcategoria, pois ai reforçar o SEO e ajudar nas vendas.