fbpx

Para uma loja virtual realizar vendas é necessário que ela receba tráfego, ou seja, acessos de pessoas interessadas no produto ou serviço comercializado, caso contrário, a loja virtual não realizará vendas. Os acessos podem ser de diversos canais, como redes sociais, lista de e-mails, links patrocinados, entre outros. Um canal de suma importância para grande parte das lojas virtuais são os buscadores, como Google e Bling. Porém, sem que seja necessário pagar pelos acessos.

Para que isso ocorra a Loja Virtual precisa estar otimizada para aparecer de forma eficiente nas primeiras páginas das buscas nos buscadores. O que faz isso são as técnicas de otimização conhecidas como SEO (Search Engine Optimization ), ou seja, otimização para motores de busca.

É fundamental para uma loja virtual estar bem posicionada no Google e receber acessos, veja alguns dados:

  • 96.3% das buscas na internet são realizadas no Google;
  • Responsável por 33.9% do tráfego em sites;
  • 94% dos usuários não passam da primeira página;
  • O primeiro colocado da página recebe 32.5% dos cliques, enquanto o décimo recebe 2.4% e o décimo primeiro apenas 1%;
  • 85% dos usuários de internet usam os buscadores para buscar informações sobre produtos e serviços.

Se o termo “SEO” é novo para você e está parecendo algo complicado, fique tranquilo, pois é muito simples. O importante é que você leias os nossos artigos com muita atenção, aprenda e internalize bem as técnicas, pois elas deverão ser aplicadas o tempo todo, seja no cadastro de uma categoria, subcategoria, produto, página estática e muito mais.

SEO para Loja Virtual – Importância

Tenho certeza que você pretende ter uma loja virtual muito lucrativa e que venda todos os dias. Como dito anteriormente, para isso ela precisa receber acessos, e quanto mais acessos qualificados (pessoas interessadas no produto ou serviço), se a oferta for bem elaborada, naturalmente a loja virtual fará vendas. Mas se a loja virtual receber somente acessos pagos comprando cliques no  Google, dependendo da sua margem de lucro e taxa de conversão , o seu lucro pode ficar bem reduzido ou até negativo devido ao alto investimento em compra de cliques. Por isso é muito importante que a loja virtual possa se beneficiar dos acessos orgânicos aplicando técnicas de SEO.

Técnicas de SEO podem ser aplicadas em sites, blogs, portais e lojas virtuais. Em cada um dos casos as técnicas são bem semelhantes, mas no caso de lojas virtuais existem algumas técnicas específicas, como é o caso de otimizar bem a árvore de categorias e nomenclatura de produtos.

Se o seu produto já possui alguma demanda formada e pessoas buscam por ele na internet, é fundamental que a sua loja virtual esteja bem posicionada. Naturalmente alguns segmentos receberão mais acessos orgânicos que outros. Um exemplo é o caso de lojas virtuais que comercializam Cosméticos, semento muito consolidado e que existem milhares de pessoas pesquisando diariamente opções de shampoos, cremes e muito mais. Neste caso, ter uma loja otimizada para buscas pode ajudar muito nas vendas.

SEO para Loja Virtual – Técnicas

Preparamos para você uma série de artigos que ensinam de forma simples as principais técnicas que devem ser aplicadas a sua loja virtual para que ela receba acessos orgânicos e gere vendas. O primeiro passo para um bom trabalho de SEO é você conhecer a arquitetura de uma loja virtual e as principais regras antes de iniciar o trabalho de escolha das palavras chave e criação dos conteúdos.

Comece os seus estudos de SEO pelo artigo Estrutura SEO de uma Loja Virtual.