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Quando a página de uma Loja Virtual é exibida no resultado de uma busca sem a necessidade de pagar, chamamos isso de busca orgânica. E quando o usuário clica neste resultado e acessa a loja virtual, chamamos de acesso orgânico. Para ficar mais claro, veja a imagem abaixo:

Exemplo de busca orgânica no Google

No exemplo acima realizamos a busca pelo termo “camisa masculina gola polo” e os resultados circulados em vermelho e verde foram exibidos. Nos blocos 1 e 2 circulados em vermelho, as empresas estão pagando para serem exibidas, toda vez que um usuário clica em qualquer um destes links o Google cobrará da empresa anunciante um valor pelo clique. Neste caso chamamos de links patrocinados, e para configurar uma campanha nestes locais é necessário configurá-la pela ferramenta Google Ads (para o caso do bloco 01) e Google Merchant Center (para o caso do Bloco 2).

Já o bloco 03 circulado na cor verde, as empresas que foram listadas não estão pagando. Foram listadas pelo Google devido o conteúdo encontrado nas páginas terem relação com o termo buscado, este é o local onde a busca orgânica ocorre. E toda vez que um usuário clicar em algum dos links será gerado um acesso orgânico à loja virtual. Para o acesso orgânico ocorra em sua loja virtual será necessário otimizá-la com técnicas de SEO.

Conclusão

Para uma loja virtual, quanto mais acessos orgânicos ela receber, melhor será para os lucos, afinal, não depender exclusivamente de tráfego pago (links patrocinados) para realizar vendas é ótimo para os lucros. Portanto, recomendamos muito que a loja virtual (categorias, produtos, páginas, etc) esteja muito bem otimizada para ser encontrada nas buscas orgânicas. Para iniciar este trabalho, leia o nosso artigo o que é SEO para loja virtual.