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Neste tutorial vamos mostrar como gerenciar pedidos utilizando a plataforma da Ecom-D. Vamos mostrar como visualizar os pedidos e navegar no painel, como alterar status de pedidos, alterar os itens, excluir pedidos, adicionar notas, enviar e-mails de confirmação ou de nota para o cliente e emitir fatura.

1- No seu painel, no menu esquerdo procure por “Vendas“, ao passar o mouse sobre a opção, surgirá a opção “Pedidos“, clique sobre ela.

2- Veja que são exibidos os pedidos existentes, no painel é exibido o número total de pedidos, a quantidade que foi para a Lixeira, e a quantidade de pedidos por status. Na primeira coluna é exibido o código do pedido juntamente com o nome do cliente. Ao lado é exibida a data de criação do pedido, depois o Status (situação do pedido), o preço Total do pedido e as Ações rápidas possíveis.

Painel de gerenciar pedidos

EDITAR PEDIDO

1- Para editar um pedido, basta clicar sobre ele e serão exibidas todas as informações sobre ele. Veja que no canto superior é exibido o número do pedido e o meio de pagamento escolhido pelo cliente. No exemplo abaixo foi escolhido “via boleto”. Em “Geral” são exibidos a data e hora de criação do pedido, status e nome do cliente. Para alterar um status, basta clicar no campo “Status“.

Editar pedido

2- Os status disponíveis são:
AGUARDANDO – quando o cliente ainda não realizou o pagamento via boleto.
PAGAMENTO PENDENTE – quando ainda não foi confirmado o pagamento via cartão de crédito.
NOVO PEDIDO – quando foi realizado um novo pedido através do painel.
EM SEPARAÇÃO – quando o pedido já foi pago, e autorizado para separação. Quando os itens já estão em separação para serem enviados.
SAIU PARA ENTREGA – quando o pedido já saiu para entrega.
CANCELADO – quando o pedido foi cancelado.
REEMBOLSADO – quando o pedido foi reembolsado.
ENTREGUE – quando o pedido já foi entregue para o cliente e concluído.

Lembre-se sempre de salvar as alterações feitas, clique emAtualizar“. Ao lado são exibidos os dados de entrega, endereço do cliente. para editar basta clicar no ícone do lápis.

Editar pedido

3- Para alterar os itens do pedido, basta navegar um pouco mais abaixo na página do pedido. São exibidos os itens do pedido e o meio entrega utilizado. Abaixo são mostrados o nome do produto com o código REF, o preço unitário (Custo), a quantidade e preço Total. Logo abaixo foi exibido o frete (os itens referente a este frete) e valor cobrado. É possível alterar a quantidade dos itens clicando no ícone do lápis, ou remover o item clicando no ícone de X. Ao alterar os itens, clique em “Recalcular” para refazer a soma do Total do pedido.

Alterar itens

Ao alterar a quantidade de itens o preço já é recalculado automaticamente.

4- Para adicionar itens, basta clicar em “Adicionar itens” e escolher os produtos. Também é possível adicionar uma nova forma de entrega e taxa.

Alterar quantidade de itens

OBS: Assim que o cliente faz o pedido ele recebe um e-mail de confirmação de pedido. Veja o modelo de e-mail que recebi após realizar o pedido do pirulito.

E-mail de pedido

ADICIONAR NOTAS E ENVIAR PARA O CLIENTE

1- No canto direito é possível visualizar as Notas do pedido (geradas automaticamente) e criar novas (“privada” e “nota para cliente“) . Veja que foram criadas as notas referente a redução de item no estoque e referente a de aguardando pagamento.
Para adicionar uma nota, digite a observação no campo “Adicionar nota“, escolha se é privado ou nota para o cliente. Após escolher clique em “Adicionar“. Para apagar uma nota, basta clicar em “Apagar nota“.

Nota Privada – somente o administrador visualiza a nota.
Nota para Cliente – a nota é enviada por e-mail para o cliente.

Notas do Pedido

ADICIONAR CÓDIGO DE RASTREAMENTO

1- Quando o pedido saiu para entrega, é possível colocar o código de rastreamento para o cliente ter acesso. No canto direito do pedido, acima de Notas, procure por “Correios“. Cole ou digite o código e depois clique no sinal de (+) ao lado. Ao clicar no sinal de + será enviado um e-mail para o cliente com código de rastreamento. Neste momento verifique se o status do pedido está como “saiu para entrega“. Se já existir um código e precisar alterar, basta remover o atual clicando no X ao lado do código.

código de rastreio

ENVIAR E-MAIL PARA CLIENTE COM ALTERAÇÃO DE STATUS

Ao alterar o status do pedido, automaticamente é enviado um e-mail para o cliente informando. Veja um exemplo.

No canto direito é possível enviar um e-mail para o cliente com as seguintes opções:
Novo pedido – caso esteja criando manualmente um novo pedido
Pedido cancelado – caso esteja cancelando o pedido (pode adicionar uma nota se desejar)
Processando pedido – caso o pedido está sendo processado
Pedido concluído – caso o pedido tenha sido entregue e concluído
Fatura do cliente / detalhes do pedido – caso deseja enviar a fatura do pedido para o cliente
Código de rastreio dos Correios – caso deseja enviar o código de rastreio para o cliente

E-MAIL COM FATURA PARA CLIENTE

Exemplo de e-mail com fatura do pedido

FATURA DO PEDIDO

ALTERAR VENCIMENTO DO BOLETO

É possível alterar a data de vencimento do boleto para o cliente, assim ele terá mais tempo para pagar e o pedido continuará em aberto. No canto direito do painel você é possível visualizar o boleto e alterar a data de vencimento dele, basta digitar a data a pressionar “ENTER”

visualizar boleto

AÇÕES RÁPIDAS

No painel que visualiza todos os pedidos é possível visualizar a fatura. Basta clicar no ícone que está sendo apontado na imagem abaixo. As opções surgem a medida que o pedido altera o status.

ações rápidas
AÇÕES RÁPIDAS

É possível fazer alterações em massa, selecionando vários pedidos em uma única vez. Você pode clicar na caixa seletora de vários pedidos que desejar, ou pode selecionar todos que estão sendo exibidos na página clicando na caixa ao lado de “Pedido” como apontado pela seta (1). Depois escolha uma opção do campo “Ações em massa” (2), e clique em “Aplicar“(3).

EDIÇÃO EM MASSA DOS PEDIDOS

FILTRAR PEDIDOS

Caso esteja procurando algum pedido específico, poderá utilizar os filtros para encontrar mais rapidamente. Você pode filtrar por data (em que mês o pedido foi realizado), filtrar pelo nome do cliente, ou poderá utilizar o campo “pesquisar pedidos” para pesquisar por código também.