fbpx

Neste tutorial vamos mostrar como gerar um feed de catálogo de produtos da loja virtual para o Facebook e Instagram.

1- No menu esquerdo do painel procure por “Marketing“, ao passar o mouse, clique sobre a opção “Criar Feed” na seção de Feed de Produtos, como destacado na imagem abaixo.

Menu esquerdo

2- Em configurações gerais preencha os campos abaixo. Em “Nome do Projeto” defina um nome para o feed de produtos. Coloque um nome sugestivo que facilite lembrar do que se trata.
País: selecione “Brazil”
Canal: selecione a opção “Facebook Catalog Feed/Instagram”
Incluir todas as variações de produto padrão: habilite para enviar também as variações dos produtos.
Incluir apenas variação de produto padrão: se habilitado, aparecerá no facebook apenas as variações do produto padrão, aconselhamos a deixar desabilitado.
Incluir apenas variação(ões) de produto com preço mais baixo: se habilitado exibirá apenas as variações com preço mais baixo, aconselhamos a deixar desabilitado.
Formato de arquivo: selecione a opção XML.
Intervalo de atualização: selecione a opção “Daily” (diariamente) ou “hourly” a cada hora.
Atualize apenas quando os produtos forem alterados: se habilitado, o feed só irá atualizar se algum produto for alterado. Aconselhamos a deixar desmarcada essa opção.
Clique em “Save & continue“.

Configurações gerais de feed

3- O próximo passo é fazer o mapeamento dos campos a serem enviados para o feed. Deixe os campos conforme o modelo abaixo.

mapeando atributos

4- O próximo passo é mapear as categorias existentes, do lado esquerdo são exibidas as categorias da loja e no lado direito o campo para vincular no Facebook. No exemplo abaixo, vinculamos a categoria de roupas e acessórios. Para saber quais as categorias existentes, acesse a planilha com todas as categorias do Facebook e veja qual(is) se encaixam na sua loja. Clique aqui para acessar a tabela de categorias em inglês.

mapeando categorias

5- Clique em “Continue“.

filtros e regras

6- Deixe os campos conforme imagem abaixo e clique em “Generate Product Feed” para gerar o feed de produtos.

configurações do feed

7- Serão exibidos os feeds criados, clique no ícone destacado pela seta abaixo para abrir a URL do arquivo XML que será utilizado no catálogo do Facebook/Instagram. Copie a URL da barra de endereço do navegador e cole no catálogo do gerenciador de negócios do Facebook. A URL será aberta na aba ao lado.

URL do feed