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Dwell Time

Dentre as métricas relacionadas ao SEO, o Dwell Time é uma das mais importantes. Visto que conseguir altas taxas de tráfego orgânico é uma tarefa complexa e essa métrica pode ajudar sua empresa a chegar mais perto desse objetivo.

Portanto, leia este post para saber mais sobre o conceito de Dwell Time, como ele funciona, sua influência nas estratégias de SEO, como deve ser aplicado e mensurado.

Conhecendo o Dwell Time

Existem dois conceitos muito difundidos com esse mesmo nome.

O mais popular é aquele que define Dwell Time como o tempo que cada usuário passa em uma página antes de voltar para os resultados dos mecanismos de busca.

O outro conceito, também chamado de Novo Dwell Time, é uma métrica de SEO que identifica o tempo de permanência de um usuário que chegou ao seu site ou blog por meio de um clique em um resultado de busca.

Ainda não é muito clara a forma como o Google e outros mecanismos de busca mensuram essa métrica. Mas, é certo que ela tem grande impacto na repercussão de sites na web.

O impacto do Dwell Time no SEO

As estratégias de SEO (otimização para mecanismos de busca) já são consolidadas em diversas ações de marketing digital.

Portanto, acompanhar os seguintes aspectos das suas páginas é fundamental:

  • Títulos atraentes e idôneos;
  • Conteúdo original;
  • Uso de palavras-chave populares;
  • Parágrafos curtos.

No entanto, é importante destacar que existem outros aspectos que demandam atenção. O Dwell Time é um deles.

Em linhas gerais, o maior impacto dessa métrica nas estratégias de SEO é a avaliação da qualidade da página pelo Google.

Se o seu site tem um Dwell Time alto, significa que os visitantes passam muito tempo nele. O Google determina a partir daí a qualidade do seu conteúdo.

Por outro lado, se o Dwell Time do site é baixo, ou seja, se os visitantes entram e saem rapidamente dele, o Google identifica que o conteúdo não é tão bom e o ranqueamento cai.

Como aplicar o Dwell Time

A aplicação desta métrica envolve, principalmente, o aprimoramento da experiência do usuário no seu site ou blog.

Sendo assim, acompanhe os tópicos abaixo para conhecer maneiras de melhorar o Dwell Time.

Crie conteúdos de qualidade

Manter a atenção de um leitor por bastante tempo implica produzir conteúdos relevantes.

Esteja ciente de que tipo de informações sua base de clientes busca. Otimize seus textos para palavras-chaves populares e sempre invista em conteúdos originais.

Aumente a taxa de retenção

Procure analisar as métricas de experiência do usuário para identificar a taxa de retenção das suas páginas.

Acompanhe a trajetória de cada visitante no funil de vendas para identificar possíveis falhas e vácuos.

Não se descuide do tempo de carregamento

O tempo de carregamento de um site é extremamente determinante para o aumento ou diminuição do Dwell Time.

As pessoas tendem a desistir de navegar em páginas que demoram muito para carregar.

Por isso, otimize seu site para que ele se adapte a aparelhos móveis e carregue rapidamente.

Os benefícios do Dwell Time

Essa métrica pode ser uma aliada importante durante o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.

Por meio dela as empresas têm informações suficientes para mapear o comportamento de cada visitante.

Esses dados são cruciais para aplicar campanhas de Instagram Ads e outros tipos de anúncios virtuais.

Outro benefício fundamental é poder acompanhar a trajetória de compra.

Trabalhar para que seu site tenha um Dwell Time positivo significa dar a melhor experiência possível para quem está interessado em seus produtos ou serviços.

Quanto melhor for a experiência, maior é a probabilidade de conseguir conversões.

Não se esqueça de que estratégias de marketing digital como anunciar no Google Ads precisam se relacionar intimamente com os interesses e as necessidades dos clientes em potencial.

Mensurando o Dwell Time

Como toda estratégia de marketing, o Dwell Time precisa ser mensurado continuamente.

Existem duas métricas principais para isso: a Duração da Sessão e o Tempo Médio na Página. Ambas estão disponíveis no Google Analytics.

A Duração da Sessão é calculada dividindo a duração total de todas elas em segundos pelo número de sessões.

O Tempo Médio na Página, conforme diz o nome, é a média de tempo que cada visitante gasta em uma única página do site.

A partir dessas duas métricas, as empresas podem identificar padrões de comportamento e trabalhar para melhorar ou manter o Dwell Time.

Portanto, como você pode perceber, as estratégias de SEO estão ficando mais complexas.Cabe a cada gestor se adaptar às novas tendências e investir na capacitação dos funcionários a respeito de como funciona o Facebook Ads, por exemplo.