fbpx

Neste tutorial vamos mostrar como criar novas categorias e gerenciar as já existentes ou excluir utilizando a plataforma ECOM-D.
Categorias são uma forma de organizar e classificar os produtos da loja por níveis hierárquicos, facilitando a exibição, busca e gerenciamento. Por exemplo, no ramo de vestuário, existem várias categorias: feminino, masculino, infantil, vestidos, camisas, calças, saias, etc.

1- No painel administrativo, no menu lateral esquerdo procure por “Produtos” – “Categorias“. Clique em “Categorias“.

Menu lateral esquerdo

2- Surgirá no painel as categorias já existentes no canto direito, como destacado abaixo, inicialmente não temos nenhuma categoria, então aparecerá a categoria “Sem Categoria“. No canto esquerdo contém os campos para criar uma nova categoria. Para pesquisar uma categoria basta digitar o nome no campo pesquisar.

Painel de categorias

3- Para criar uma nova categoria preencha os campos abaixo:
Nome – nome da categoria
Slug – nome amigável da URL, se não preencher, será colocado automaticamente o mesmo nome da categoria em minúsculo.
Categoria Ascendente – caso a categoria pertença a alguma categoria “pai”, defina a categoria “pai”. Por exemplo, vestidos é categoria ascendente de vestidos longos, pois vestidos longos é uma subcategoria de vestidos. Marque a opção “Nenhum” se essa categoria não for subcategoria de nenhuma outra.
Descrição – se preferir que na página da categoria tenha uma descrição antes dos produtos, preencha este campo.
Miniatura – adicione uma imagem miniatura para a categoria

Clique em “Adicionar nova categoria“.

Nova categoria

4- Para finalizar o cadastro de uma categoria é importante definir os campos SEO , para isso é preciso editar a categoria. No canto direito é possível ver as categorias existentes, mostrando o ID de cada uma e a “Contagem” , quantidade de produtos vinculados . Para editar uma categoria, ao passar o mouse sobre ela, clique em “Editar”.

editar categorias

Vamos editar a categoria “Vestido” por exemplo, adicionando uma categoria ascendente “Vestuário Feminino”, pois vestido faz parte de vestuário feminino.

campos da categoria

5- Logo abaixo, preencha os campos do Yoast Seo. Para saber mais sobre estratégias de Seo clique aqui. Preencha os campos:
Frase-chave de foco – é o termo de pesquisa que você deseja que sua página classifique nos resultados de pesquisa orgânica. É importante que estas palavras se repitam em vários locais, por exemplo, no título, na descrição e na meta-descrição. Assim sua página (categoria) terá melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.
Meta-descrição – Neste campo você poderá colocar uma breve descrição do produto ou frases que tornem mais atraente para o usuário clicar. É importante colocar aqui as palavras-chave utilizadas. Esta meta-descrição é utilizada pelos mecanismos de busca, e exibida para o usuário. Para editar clique “Editar amostra“.

Análise SEO

6- Ao clicar em “Editar amostra“, são exibidos os campos:
Slug – nome amigável para URL, já é adicionado por padrão o título, mas pode ser alterado, basta digitar no campo.
Meta-descrição – a medida que digita, aparece uma barra verde ou laranja indicando se está dentro do tamanho ideal de caracteres. O tamanho máximo é 163 caracteres. O Yoast Seo também exibe a categoria como ficará na página de busca, veja abaixo.

meta-descrição

A análise do SEO mostra a pontuação por cores, se estiver verde, está boa, se estiver laranja, está intermediária e vermelha indica que precisa melhorar. para ver quais pontos precisa melhorar, basta clicar na seta ao lado de Análise de SEO. Se necessário poderá adicionar também outras frase-chaves relacionadas.

Análise SEO

Veja que ao criar uma subcategoria, aparece um traço ao lado do nome. Um traço indica que é uma subcategoria, dois traços, sub da subcategoria. Para ver como está a página da categoria, clique em “Ver“, para excluir, clique em “Excluir“.
obs.: ao excluir uma categoria os produtos vinculados a ela continuam existindo. Poderá definir a categoria como padrão também, ao fazer isso, sempre que criar um produto, ele estará automaticamente vinculado a ela.

excluir categoria