fbpx

Atributos, nada mais são que características específicas de produtos, por exemplo, roupas tem tamanho, cor, material, carros tem modelo, marca, ano. Neste tutorial vamos mostrar como criar atributos de produtos.

1- No campo “nome” digite o nome do atributo, é aconselhável utilizar nomes que identificam bem do que se trata. Por exemplo, roupas tem tamanhos e cores diferentes, então vamos criar atributos “tamanho” e “cor“.

Adicionar atributos de produtos

O campo “slug” refere-se a um nome amigável que aparecerá na URL da loja. Na imagem abaixo está marcado de vermelho a URL da loja, quando um usuário vai em categoria casual e escolhe uma peça de tamanho G. Na URL foi utilizado Slugs bem sugestivos (casual para categoria casual, tamanho para tamanho e g para tamanho G). 

A opção “Ativar arquivos” permite que o atributo tenha arquivos de produto na sua loja. Vamos deixar este campo desabilitado. Ele é utilizado para permitir o envio ou download de algum arquivo.

O campo “Tipo” permite definir como os valores serão exibidos para o usuário, neste caso escolhemos Button (será exibido botão para cada tamanho).

O campo “ordem de classificação padrão“, determina a ordem que os atributos aparecerão. Se estiver como personalizada será possível arrastar e soltar os termos para ficarem na ordem que desejar.

O campo “show attribute label on products” (Mostrar rótulo de atributo em produtos) se habilitado permite mostrar o rótulo de atributo nos produtos da sua loja. Vamos deixar desabilitada essa opção.  

Após preencher os campos acima clique em “Adicionar atributo

2- No canto direito são exibidos os atributos criados, mas é preciso agora definir os valores que eles possuem. Por exemplo, se sua loja trabalha com tamanhos M, P ou G, deve-se criar estes valores para o atributo. Para isso clique em “Configurar termos

atribuir valor para atributo

3- Abaixo no campo “nome“, digite o valor, neste caso foi usado P, M e G, depois clique em “adicionar novo tamanho“. Isso será feito para cada valor de atributo. O campo “slug” geralmente já adiciona automaticamente o mesmo nome do campo “nome.” No campo descrição, se achar necessário adicione alguma descrição, que detalha melhor, neste caso não usamos nenhuma.

adicionar valor ao atributo tamanho
adicionar valor ao atributo tamanho

Na imagem acima estão marcados pelas setas vermelha (1 e 2) os campos de adicionar imagem e selecionar cor, respectivamente. Quando utilizado o campo de imagem, o atributo aparece na página como mostrado abaixo.

exemplo de imagem em atributo

 O campo select color será necessário utilizar quando estiver trabalhando com atributo de cor e desejar que seja exibido a paleta de cores, como na imagem abaixo.

exemplo de "select color" usado no atributo

 Enable Swatch (ativar amostra) se habilitada, substitui a lista suspensa de atributos por botões quadrados. Vamos deixar desabilitado.

Após preencher os campos, basta clicar em “adicionar novo…” na parte inferior do formulário.

finalizar cadastro de atributo