fbpx

Neste tutorial vamos mostrar as opções de configuração de carrinho abandonado na plataforma ECOM-D. Incluindo a visualização de carrinhos e envio de emails de alerta.

1- No menu esquerdo no painel procure por “Relatórios“, clique sobre a opção “Carrinho abandonado“.

Menu esquerdo

2- Serão exibidos no painel de controle a quantidade de carrinhos abandonados, quantidade de emails enviados, quantidade de pedidos pendentes, quantidade de carrinhos recuperados, valor total recuperado e a taxa de conversão.

 

Modelos de email

1- Para definir os templates de emails enviados, clique sobre a aba “Modelos de email“. Serão exibidos os modelos disponíveis de email. para editar, passe o mouse sobre o modelo desejado e clique em “Editar“. Para excluir, basta clicar no botão “excluir” ao lado de editar.
Você poderá também habilitar/desabilitar o envio dos emails alternando o botão de status para “Yes” ou “No“.

Modelos de email

2- Ao clicar em “editar“, é possível alterar o título e conteúdo do email. No exemplo abaixo, “Seu Carrinho está te Aguardando” é o título do email e logo abaixo, pode editar o conteúdo. Importante também não apagar os textos “{ywrac.cart} e {ywrac.recoverbutton}” são os links de produtos do carrinho e botão de recuperar o carrinho.

Email de carrinho abandonado

3- Logo abaixo tem as configurações de envio do email.
Email ativo – se habilitada a opção “Yes”, será enviado o email, se estiver “No”, não será enviado.
Tipo de email – “Carrinho abandonado” para enviar quando o carrinho foi abandonado, “pedido pendente” para enviar quando o pedido ainda não foi pago.
Assunto do email – defina o assunto do email.
Agendar entrega automática – se habilitada a opção “Yes”, os emails não enviados automaticamente, se habilitada a opção “No”, não serão enviados automaticamente.

Configuração de email de carrinho abandonado

4- Enviar depois – defina em números inteiros a quantidade de horas ou minutos ou dias para o email ser enviado após o carrinho ser considerado abandonado.
Cupom – se habilitada (yes), o cliente receberá no email, um código de cupom de desconto para utilizar no carrinho abandonado. Se habilitado, defina o valor do desconto e quantos dias ele será válido.

Configuração de email de carrinho abandonado

Configurações Gerais

1- Acesse a aba “Configurações“. Abaixo serão exibidas algumas opções de configuração de carrinho abandonado.
Ativar recuperação de carrinho – se habilitado o carrinho poderá ser recuperado.
Permitir que o gerente da loja gerencie as configurações do plugin – permite que usuários com perfil “gerente de loja” configure o plugin.
Identifique um carrinho como abandonado após – defina um tempo em minutos ou horas ou dias para um carrinho ser considerado abandonado.
Excluir carrinho abandonado após – defina um tempo em minutos ou horas, ou dias para um carrinho abandonado ser excluído e não ficar mais visível para o cliente.

Configuração de carrinho abandonado

2- Ativar recuperação de pedido pendente – se habilitado, permite enviar lembretes para o cliente e recuperar o pedido pendente.
Exclua os pedidos pendentes após – defina o tempo em dias ou minutos ou horas para excluir o pedido pendente.

Configurações de carrinho abandonado

3- Recupere pedidos pendentes e carrinhos de – permite habilitar para todos usuários ou um perfil específico.
Escolha a(s) função (ões) do usuário – caso marque a a opção “apenas usuários de funções específicas” no campo acima.
Recupere carrinhos de usuários convidados – As opções são: “nunca – recupere apenas para usuários registrados” ; “sempre – recuperar para todos os convidados”; “somente se ‘recuperar termo e condição abandonados’ estiver marcado”. Sugerimos que deixe essa opção marcada.

Configurações de carrinho abandonado

4- Mais abaixo na página de configurações, preencha os campos. Segue exemplo de preenchimento.

Configurações de carrinho abandonado

5- Mais abaixo em configurações de e-mail do administrador, habilite ou desabilite a notificação para o administrador quando um carrinho for recuperado no campo “notificar o administrador quando um carrinho for recuperado“. Caso habilitado, preencha apenas o campo “Destinatário do email” com o email administrativo.

Configurações de carrinho abandonado

6- Em configurações de Cupons, preencha os campos abaixo conforme desejar.
Prefixo de cupom – defina o texto, letras que deverão aparecer no código do cupom para o cliente.
Excluir cupons usados – se habilitado exclui automaticamente cupons que já foram utilizados.
Excluir cupons expirados – se habilitado, exclui automaticamente cupons que já foram expirados.

Configurações de carrinho abandonado

7- Por último defina o tempo de CRON e salve as alterações no botão “save changes“.
Definir CRON cada – defina o tempo o intervalo de tempo para entrega dos emails. Por exemplo, se no modelo de email, você definiu 10 minutos e na cron 5 minutos, o email será enviado após os 10 minutos e quando o intervalo da CRON tiver atingido 5 minutos.

Configurações de carrinho abandonado