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Palavras chave são os termos que os usuários pesquisam no Google. Sabendo disso, o primeiro passo para iniciar o trabalho de otimização das páginas (categorias, produtos e páginas estáticas) da loja virtual é realizar uma pesquisa sobre quais serão as palavras chave a serem trabalhadas. Veja um exemplo do que as pessoas pesquisam no Google relacionado à palavra “Shampoo Feminino”:

Exemplo de Autocompletar do Google

Neste exemplo acessamos o Google pelo endereço principal https://www.google.com.br e iniciamos a digitação. Perceba que o próprio Google foi autocompletando a nossa pesquisa com termos que as pessoas estão pesquisando. Esta é uma das maneiras de encontrar ideias de palavras chave para utilizar nas páginas da loja virtual. Supondo que estejamos planejando o SEO de uma loja virtual que comercializa shampoo anticaspa, neste caso já temos uma ideia inicial para trabalhar com a palavra chave “Shampoo Feminino Anticaspa”.

Onde as palavras chave serão aplicadas na Loja Virtual

As palavras chave serão aplicadas nos títulos das páginas, nome dos produtos e na descrição dos produtos. Uma dica importante é que a palavra chave se repita em vários locais, pois assim o Google entenderá de forma “reforçada” que trata-se de uma loja virtual que comercializa “Shampoo Feminino Anticaspa”, pois ele vai encontrar essa palavra chave em diversos locais. Veja o exemplo de aplicação na prática:

Título da Home Page

A imagem acima é um exemplo da aba do navegador, perceba que ao passar o cursor do mouse foi exibido o título da página “Shampoos Anticaspa com Frete Grátis | Loja Virtual”. É exatamente este título que é exibido nas buscas do Google, veja:

Exemplo de resultado no Google

É importante conhecer cada um dos pontos destacados no exemplo acima:

  1. Meta título: é o título “Shampoo Anticaspa com Frete Grátis | loja Virtual” da página. Este título deve conter no máximo 60 caracteres, caso contrário o Google vai cortar  o texto e ele não será exibido por completo;
  2. URL amigável: É o endereço da página que foi encontrado na pesquisa. Neste exemplo foi utilizado o endereço raiz ( https://www.lojavirtual.com.br ), mas se fosse uma página interna, de produto por exemplo, ficaria “https://www.lojavirtual.com/shampoo-anticaspa”. Perceba que ao ler o endereço já é possível prever qual será o conteúdo da página, por isso o nome é URL amigável. Uma boa URL amigável deve conter entre 50 e 60 caracteres;
  3. Meta descrição: Texto de até 160 caracteres feito especialmente para ser apresentado no resultados das buscas no Google. Neste momento você terá mais liberdade para estimular o usuário a clicar no resultado e acessar a sua página.

* Cada página da loja virtual deve ter um meta título, URL amigável e meta descrição exclusivos. Estes conteúdos não podem se repetir nas páginas.

No caso da página de uma categoria, supondo que seja Shampoos Femininos, poderia ser: “Shampoos Femininos Anticaspa | Loja Virtual” e da página dos produtos poderia ser “Shampoo Feminino Anticaspa Marca Tal | Loja Virtual”.

No exemplo acima foi apresentado somente o caso do título das páginas, que são conhecidos como “Meta Títulos”. Além disso as palavras chave devem ser aplicadas também no nome dos produtos, nome das categorias e descrições dos produtos. Veja agora um outro exemplo de um produto que aplicou a palavra chave “Calça Legging Preta Lisa”. Perceba que a palavra foi utilizada no nome do produto, na descrição curta, no título da descrição e na descrição completa.

 

Exemplo de descrição usando palavra chave

Head tail x Long Tail

Para escolher bem as palavras chave é muito importante que você entenda o conceito Head Tail e Long Tail.

Head Tail Long Tail

Head tail são palavras chave mais genéricas que possuem muitas pesquisas, mas consequentemente também terão uma concorrência muito maior. Um exemplo é o termo “Shampoo”. As pessoas podem estar pesquisando Shampoo no Google para diversos objetivos. Pode ser Shampoo para barba, Como fazer Shampoo, Shampoo Masculino, Shampoo para Calvície, etc. Portanto, para um e-commerce focar em apenas palavras head tail pode ser bem complicado gerar tráfego orgânico que proporcione vendas, afinal, além da concorrência pode ser que o tráfego gerado ainda não estava em momento de compra.

Já as palavras chave Long Tail tendem a encontrar pessoas mais qualificadas para compra, pois atraem pessoas que estão pesquisando por termos específicos. No caso do “Shampoo”, o uso de uma long tail poderia ser “Shampoo Anticaspa Feminino com Cetoconazol”. Neste caso o volume de acessos é menor, mas vai atrair um público mais qualificado para compras.

Ao escolher as palavras chave para as categorias e produtos da loja virtual é recomendado adotar a estratégia long tail.

Ferramentas para encontrar ideias palavras chave

Existem ferramentas que poderão auxiliar você a identificar quais as palavras chave mais poderosas para aplicar nos cadastros: