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Produto variável é aquele que possui mais de uma característica que serão selecionadas pelo cliente no momento da compra. Um exemplo clássico disso é na compra de uma roupa, muitas vezes podemos escolher o tamanho e a cor. Neste tutorial vamos mostrar como realizar o cadastro de produto variável no Woocommerce.

1- No menu esquerdo procure por “Produtos” – “Adicionar novo“.

Menu lateral esquerdo

2- No campo “nome do produto” digite um nome curto que descreva o produto. Este nome será visível para o cliente. Logo abaixo existe uma área de texto, onde poderá colocar uma descrição mais detalhada do produto, que aparecerá ao lado ou abaixo do produto, dependendo do seu tema. É muito importante marcar a(s) categoria(s) do produto. A opção de marcar categoria fica no canto direito.

Informações do Produto

3- Um pouco mais abaixo na página, em Dados do produto, selecione a opção “Produto variável” como mostrado na imagem. Ao clicar, já é redirecionado para o menu “Inventário“.

Tipo de produto

4- Digite o código do produto no campo “ref” (importante lembrar que este código deve ser o mesmo utilizado em sua loja, caso na sua loja trabalhe com um código para cada variação, o ref deve ser preenchido no campo referente à cada variação). No exemplo, coloquei v001. Não é necessário habilitar a opção de gerenciar estoque, pois cada variação terá um estoque. O campo “Vendido individualmente se habilitado, permitirá apenas a compra de um item por pedido, por exemplo, permite a compra de blusa no tamanho P, mas se o cliente desejar comprar a mesma blusa no tamanho M, não será possível no mesmo pedido.

Inventário do produto

5- No menu “Entrega” é necessário informar o peso em (kg) do produto, e as dimensões em (cm) da caixa em que será entregue. Essas informações são usadas no cálculo do frete.

O campo “classe de entrega” não é comummente utilizado, pois já são utilizados plugins de cálculo de frete, quando não utilizados, é possível criar classes de entrega (se sua loja possua diferentes planos de frete por produto, funcionam de maneira a personalizar os valores aplicados a cada produto dentro de sua loja, exemplo, determinado produto pode ser entregue para uma cidade)

Dimensões do produto - entrega

6- No menu esquerdo vamos definir os atributos do produto. Clique em “Atributos“. No lado direito é apresentado um campo para selecionar atributos (identificado pela seta vermelha na imagem abaixo). Caso não tenha o atributo desejável, será necessário criar um. Para criar um atributo que seja visível para todos os produtos da loja, é necessário ir no menu esquerdo da tela, em “atributos“.

Adicionando atributos
criar atributos
Clique aqui e veja o tutorial para criar atributo no WordPress.

Depois de criados os atributos, volte a tela do produto. Veja que agora aparecem na lista de atributos. Nesse exemplo criamos os atributos cor e tamanho. Clique no atributo desejado e depois em “Adicionar.”

adicionar atributo tamanho

7- Agora selecione os valores de atributos deste produto. Exemplo: temos no estoque vestido os tamanhos P e M. Então selecionamos apenas P e M. Lembre-se de habilitar a opção “Usado para variações“, assim poderemos definir as combinações, como no tamanho M só tenho a cor verde, no tamanho P tenho nas cores azul e verde. O mesmo será feito para o atributo “cor

salvar atributos

8- No menu esquerdo vamos criar variações. Cliquem em “Variações“, selecione a opção “Criar variações para todos os atributos“. Clique em “ir“.

criar variações

Serão criadas todas variações possíveis de tamanho e cor neste caso. Para excluir uma variação basta clicar em “Remover“, ao passar o mouse sobre a variação. Após criar as as variações que deseja, clique em “Salvar alterações“.

gerenciar variações

Vamos utilizar a combinação : no tamanho M só tenho a cor Azul, no tamanho P tenho nas cores azul e preto.

9- Para definir imagem e preço de cada variação, basta passar o mouse sobre a variação e clicar na seta ao lado de remover.

editar variações

10- Preencha os campos de Preço e Estoque. Se necessário coloque uma imagem para cada variação (basta clicar no ícone de imagem como mostrado abaixo). Para gerenciar o estoque por variação clique em Gerenciar estoque“. Lembre-se sempre de salvar as alterações. Defina também um código REF para cada variação, neste exemplo, o produto tem REF principal V001, então para variação M Azul, podemos colocar o REF v001-mazul.

Adicionar imagem, preço e estoque para cada variação

11- É possível definir também uma imagem padrão produto para ser exibida na loja e ao usuário clicar no produto. Basta clicar em “Definir imagem do produto“, no canto direito. Feito todas alterações, clique em publicar. Caso queira adicionar mais imagens, clique em “Adicionar galeria de imagens do produto“.

Definir imagem do produto

Ao clicar em definir imagem do produto, a caixa de diálogo abaixo será exibida, com as opções “Enviar arquivos” ou “biblioteca de Mídia“.
A biblioteca exibe todas as imagens utilizadas pela loja e enviar arquivos permite carregar do seu computador. Ao selecionar uma imagem, são exibidas algumas informações no canto direito, como o tamanho, título e texto alternativo. É importante colocar um nome sugestivo no texto-alternativo, pois este será exibido quando a imagem não for carregada na página e é utilizado pelos mecanismos de busca.
No exemplo da imagem abaixo poderia ter o seguinte texto-alternativo : “batata – chips”.
Depois clique em “definir imagem do produto“.

Inserir imagens

OBS.: Muito importante se atentar às dimensões da imagem, procure adicionar imagens com boa qualidade de resolução e de formatos quadrados, por exemplo: 600×600 pixels.

Feitas as alterações necessárias poderá publicar o produto. Para isso clique em “Publicar“. Lembre-se sempre de salvar as atualizações (alterações) clicando em “Atualizar“. para visualizar como está o produto na loja, clique em “Visualizar alterações“.

Se preferir não publicar de imediato, poderá salvar como rascunho.