fbpx

Produto variável é aquele que possui mais de uma característica que serão selecionadas pelo cliente no momento da compra. Um exemplo clássico disso é na compra de uma roupa, muitas vezes podemos escolher o tamanho e a cor. Neste tutorial vamos mostrar como realizar o cadastro de produto variável no Woocommerce.

1- No menu esquerdo procure por “Produtos” – “Adicionar novo“.

Menu de produtos

2- No campo “nome do produto” digite um nome curto que descreva o produto. Este nome será visível para o cliente. Logo abaixo existe uma área de texto, onde poderá colocar uma descrição mais detalhada do produto, que aparecerá ao lado ou abaixo do produto, dependendo do seu tema. É muito importante marcar a(s) categoria(s) do produto. A opção de marcar categoria fica no canto direito.

tela cadastro  de produtos

3- Um pouco mais abaixo na página, em Dados do produto, selecione a opção “Produto variável” como mostrado na imagem. Ao clicar, já é redirecionado para o menu “Inventário“.

tela cadastro de produto variável

4- Digite o código do produto no campo “ref” (importante lembrar que este código deve ser o mesmo utilizado em sua loja, caso na sua loja trabalhe com um código para cada variação, o ref deve ser preenchido no campo referente à cada variação). No exemplo, coloquei v001. Não é necessário habilitar a opção de gerenciar estoque, pois cada variação terá um estoque. O campo “Vendido individualmente se habilitado, permitirá apenas a compra de um item por pedido, por exemplo, permite a compra de blusa no tamanho P, mas se o cliente desejar comprar a mesma blusa no tamanho M, não será possível no mesmo pedido.

tela cadastro de produto variável

5- No menu “Entrega” é necessário informar o peso em (kg) do produto, e as dimensões em (cm) da caixa em que será entregue. Essas informações são usadas no cálculo do frete.

O campo “classe de entrega” não é comummente utilizado, pois já são utilizados plugins de cálculo de frete, quando não utilizados, é possível criar classes de entrega (se sua loja possua diferentes planos de frete por produto, funcionam de maneira a personalizar os valores aplicados a cada produto dentro de sua loja, exemplo, determinado produto pode ser entregue para uma cidade)

peso e dimensões para entrega

6- No menu esquerdo vamos definir os atributos do produto. Clique em “Atributos“. No lado direito é apresentado um campo para selecionar atributos (identificado pela seta vermelha na imagem abaixo). Caso não tenha o atributo desejável, será necessário criar um. Para criar um atributo que seja visível para todos os produtos da loja, é necessário ir no menu esquerdo da tela, em “atributos“.

 adicionando atributos de produto
tela de criar atributos de produto
Clique aqui e veja o tutorial para criar atributo no WordPress.

Depois de criados os atributos, volte a tela do produto. Veja que agora aparecem na lista de atributos. Nesse exemplo criamos os atributos cor e tamanho. Clique no atributo desejado e depois em “Adicionar.”

Tela de adicionar atributos de produto

7- Agora selecione os valores de atributos deste produto. Exemplo: temos no estoque vestido os tamanhos P e M. Então selecionamos apenas P e M. Lembre-se de habilitar a opção “Usado para variações“, assim poderemos definir as combinações, como no tamanho M só tenho a cor verde, no tamanho P tenho nas cores azul e verde. O mesmo será feito para o atributo “cor

Tela adicionando valores de atributos

8- No menu esquerdo vamos criar variações. Cliquem em “Variações“, selecione a opção “Criar variações para todos os atributos“. Clique em “ir“.

tela de variações de atributos

Serão criadas todas variações possíveis de tamanho e cor neste caso. Para excluir uma variação basta clicar em “Remover“, ao passar o mouse sobre a variação. Após criar as as variações que deseja, clique em “Salvar alterações“.

tela de variações de atributos

Vamos utilizar a combinação citada anteriormente: no tamanho M só tenho a cor verde, no tamanho P tenho nas cores azul e verde.

tela de variações de produtos

9- Para definir imagem e preço de cada variação, basta passar o mouse sobre a variação e clicar na seta ao lado remover.

Tela de variações de Produto

10- Preencha os campos de Preço e Estoque. Se necessário coloque uma imagem para cada variação (basta clicar no ícone de imagem como mostrado abaixo). Lembre-se sempre de salvar as alterações.

Tela de edição de variação

É possível definir também uma imagem padrão produto para ser exibida na loja e ao usuário clicar no produto. Basta clicar em “Definir imagem do produto“, no canto direito. Feito todas alterações, clique em publicar.

Tela de definir imagem do produto